O Grupo Luso Pirotecnia, originário de Almada, foi o grande vencedor do 22º Concurso Internacional de Pirotecnia de Hannover, na Alemanha. O grupo português conquistou o júri da competição com o espetáculo "Astrum".
O Grupo Luso Pirotecnia, originário de Almada, foi o grande vencedor do 22º Concurso Internacional de Pirotecnia de Hannover, na Alemanha. O grupo português conquistou o júri da competição com o espetáculo “Astrum”, cujo conceito estava assente na “viagem do conhecimento humano” e que foi criado especialmente para esta participação.
O evento em causa, que contou com mais de 49 mil espetadores, realizou-se nos jardins barrocos Herrenhäuser, naquela cidade alemã. Durante cinco sábados, entre Maio e Setembro, as equipas do México, China, Reino Unido, Portugal e Croácia apresentaram as suas mostras de fogo de artifício, deleitando os visitantes ao mesmo tempo que lutavam pela vitória.
Apesar da forte concorrência, os pirotécnicos do Luso Pirotecnia acabaram por sair vencedores. O segundo prémio foi atribuído à Croácia e o terceiro à China que, deste modo, completaram o pódio.
Numa nota de imprensa publicada no site do grupo, os responsáveis portugueses congratularam-se com a vitória, salientando que, “apesar das dificuldades técnicas” com que se depararam na Alemanha, “nomeadamente a chegada tardia do material e apenas um dia para a montagem do espetáculo, o resultado foi bastante positivo”.
O segredo terá sido, de acordo com a organização, a perfeita interpretação dos requisitos do concurso, a harmonia entre os efeitos pirotécnicos e musicais e o elevado padrão artístico que marcou a apresentação portuguesa, convencendo os especialistas independentes encarregues de avaliar os diferentes trabalhos.
A obtenção do primeiro lugar garantiu aos portugueses um prémio no valor de 5.000 euros e o direito de abrir, com um espetáculo da sua autoria, a 23ª edição deste concurso mundial de fogo de artifício, que começará a 25 de Maio do próximo ano.
Clique AQUI para aceder ao site oficial do Grupo Luso Pirotecnia.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]