Numa altura em que vários fogos deflagram Portugal, toda a ajuda é pouca, razão pela qual as campanhas de donativos e ações de caridade já começaram a rolar por todo o país.
Numa altura em que vários fogos deflagram em Portugal, toda a ajuda é bem vinda. Neste momento, já várias campanhas de donativos e ações de solidariedade estão acionadas.
A Cáritas Portugal abriu esta quarta-feira a conta solidária “Cáritas ajuda a Madeira” com o IBAN PT50 0035 0697 0059 7240130 28, da CGD, apelando à ajuda de todos para reforçar o apoio de emergência necessário para as populações mais atingidas.
A notícia foi partilhada no site da organização, num texto que fala sobre os “dias trágicos” que Portugal está a viver “por causa dos incêndios que têm devastado florestas e habitações, destruindo em poucos minutos o esforço de toda a vida de tantos concidadãos.”
Os donativos recebidos vão ser usados para ajudar o Funchal, onde já mais de 150 casas foram destruídas e cerca de 1.000 pessoas estão, de momento, desalojadas. A Cáritas do Funchal já se encontra no terreno, a prestar apoio à população.
Um representante da Cáritas da Madeira, Duarte Pacheco, explica que estão a trabalhar no local "com 30 voluntários fornecendo, sobretudo, colchões, roupa de cama e produtos de higiene".
O responsável adianta que, no Funchal, a situação "está mais calma" mas que na zona da Calheta "o fogo ainda não está controlado".
Leia também: Incêndios – Veterinários oferecem cuidados gratuitos
Em Lisboa, o Sporting Club de Portugal lançou uma campanha de recolha de bens para ajudar os bombeiros. O anúncio foi feito na página de Facebook do clube, que vai aproveitar “a realização do jogo Sporting CP – Marítimo no Estádio José Alvalade” para recolher “água, barras de cereais, fruta fresca" que qualquer um pode entregar aos voluntários que estarão junto aos torniquetes.
A partir do estrangeiro, o Diário de Notícias avança que Cristiano Ronaldo ligou diretamente a Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal da Madeira, prometendo ajudar financeiramente a região e mostrando “solidariedade ao povo madeirense”.
Leia também: Incêndios – Timor-Leste doa 2 milhões a Portugal
Espanha, Marrocos e Itália enviam reforços
Na sequência do acionamento formal do mecanismo europeu de proteção civil pelo Governo português, o Ministério da Administração Interna (MAI) e da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) informam que já chegaram a Portugal dois aviões Canadair de Espanha e outros dois de Marrocos para ajudar a combater os fogos. Hoje pelas 13:30 deverá chegar um Canadair italiano.
Neste momento, 3.600 operacionais estão mobilizados para combater os 108 fogos florestais em curso no continente português dos quais 11 são referidos como “ocorrências importantes” pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). São apoiados por 1.130 meios terrestres e 17 meios aéreos.
Notícia sugerida por Vítor Fernandes