NULL
Em média, uma criança é adotada por dia em Portugal, segundo dados do Instituto de Segurança Social (ISS). Este processo deixou de ser exclusivo dos casais: o número de individuais nas listas de adoção é cada vez maior.
Segundo o ISS, 2.022 crianças foram adotadas em Portugal desde junho de 2006 até abril deste ano, ou seja, todos os anos 404 menores arranjaram uma nova família.
Neste momento existem em Portugal cerca de 500 crianças em condições de ser adotadas e o número de processos de candidaturas a futuros pais ultrapassa os dois mil.
Em abril de 2011, existiram 1.879 candidaturas de casais e 385 individuais, estando apenas 532 menores em condições de serem adotados
Segundo o relatório do Departamento de Desenvolvimento Social (DDS) do ISS de 2010 , há “um maior número de pessoas interessadas no processo de adoção no período que sucede ou precede o período de férias”.
Formação para a Adoção
Fonte do ISS declarou à Lusa que os casos de crianças devolvidas às instituições são “residuais”. No entanto, para reduzir estes casos de insucesso, o ISS lançou, em 2009, um Plano de Formação para a Adoção.
Este plano tem duas fases iniciais: a sessão A e a sessão B. Na primeira fase, são disponibilizadas sessões de formação) aos que pensam em adotar uma criança, mas ainda sem certeza. As sessões B destinam-se àqueles que decidem realmente avançar com o processo.
Segundo o ISS, este plano de existe para garantir que as pessoas que estão inscritas nas listas de espera não vão desistir da criança à primeira contrariedade.