Portugal conquistou 14 prémios no Campeonato Mundial de Robôs, o Robocup, realizado, este ano, no México. Nove dos projetos portugueses distinguidos no evento que se realizou entre 19 e 24 de Junho alcançaram o primeiro lugar.
Portugal conquistou 14 prémios no Campeonato Mundial de Robôs, o Robocup, realizado, este ano, no México. Nove dos projetos portugueses distinguidos no evento que se realizou entre 19 e 24 de Junho alcançaram o primeiro lugar.De acordo com a Agência Lusa, foi nos escalões juniores e juvenis que o nosso país conquistou mais troféus. O agrupamento escolar Damião de Góis venceu na categoria de dança, ao passo que a Escola S. Gonçalo, de Torres Novas, foi a mais bem-sucedida na área do futebol. Por sua vez, a Escola Secundária de Amares conseguiu, também, dois primeiros lugares em dança, no seu escalão.
As instituições de ensino vimaranenses participantes obtiveram, igualmente, classificações positivas nestas áreas desportivas. No que refere à modalidade de robôs de busca e salvamento, uma equipa do agrupamento escolar Eça de Queirós, de Lisboa, alcançou a primeira posição.
Nos escalões seniores da competição, a Universidade de Aveiro destacou-se, com uma das suas equipas a conquistar o lugar cimeiro na prova de futebol entre robôs.
A delegação portuguesa do Robocup 2012 era a sétima maior das 35 participantes, com um total 80 elementos divididos por 21 equipas. Os campeonatos mundiais de robótica realizam-se desde 1997, sendo que Lisboa já recebeu o evento, no ano de 2004.