O presépio continua a ser um dos principais símbolos do Natal em todo o mundo, e Portugal não perde de vista a tradição. Este é o 7º ano consecutivo e os organizadores não têm dúvidas em dizer que o maior presépio em movimento do mundo está em terras lusas, em São Paio de Oleiros, no norte do país, escreve a Lusa.
Pelo espaço, os visitantes podem observar as cenas mais tradicionais do presépio, mas também pistas de comboio, teleféricos, monges e lenhadores. Na gruta existe uma nave espacial na qual ciclistas correm a Volta a Portugal, num percurso partilhado por urso polares, um comboio, cascatas, pais natais e até mesmo a Branca de Neve e os sete anões. A entrada é gratuita para todas as idades.
A organizar isto está a marca Cavalinhos, cujo diretor, Jacinto Azevedo, acredita que este ano o número de visitantes vai superar todas as expectativas. Se no ano passado passaram pelo presépio 200 mil pessoas, este ano a organização conta com meio milhão. A grande novidade do presépio de 2011 será a figura do Papa João Paulo II a dar a benção à irmã Lúcia.
“Este é um dos eventos que mais visitantes traz à Feira, sobretudo excursões de escolas e lares de idosos, e as pessoas saem daqui encantada”, afirma Jacinto Azevedo. A preocupação energética também não é esquecida pela organização. É por isso que todas as áreas do presépio estão equipadas com sensores de movimento, de forma a evitar o desperdício de energia nos períodos de menos afluência.
[Notícia sugerida por Elsa Martins]