Foram identificados novos locais com cobre, chumbo e níquel no sul de Portugal, entre o Alentejo e o Algarve. A descoberta foi possível graças ao estudo europeu Interreg Espaço Atlântico, que veio atualizar a Carta das Ocorrências Mineiras daquela re
Foram identificados novos locais com cobre, chumbo e níquel no sul de Portugal, entre o Alentejo e o Algarve. A descoberta foi possível graças ao estudo europeu Interreg Espaço Atlântico, que veio atualizar a Carta das Ocorrências Mineiras daquela região e, consecutivamente, potenciar novos investimentos.
A informação foi avançada à Lusa por Teresa Ponce de Leão, responsável pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia. De acordo com a responsável, as descobertas ocorreram no Alentejo e no Algarve por serem regiões inseridas na faixa piritosa ibérica, ou seja, a principal região mineira do sudoeste europeu.
A identificação de novos locais com minerais vem, assim, permitir uma atualização da Carta de Ocorrências Mineiras do Alentejo e Algarve.
A partir deste novo documento, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia pretende “disponibilizar informação atualizada a investidores” e “apoiar a indústria extrativa já instalada na planificação das suas campanhas de prospeção de minerais metálicos e energéticos”.
“Atualizamos o conhecimento e identificamos novos alvos que serão passíveis de atração de investimento para novas explorações”, conclui Teresa Ponce de Leão, acrescentando que tais descobertas vão ajudar também na valorização da componente geológica e mineira.