Tendo como pano de fundo o ambiente nacional e internacional de crise e a falta de apoios para a cultura, o programa visa estimular a “oferta e a procura de projetos artísticos que integrem abordagens inovadoras ao tema da arte e educação.”
Para beneficiarem do apoio financeiro, as entidades artísticas portuguesas devem candidatar-se em parceria com entidades provenientes de um dos países doadores – Islândia, Liechtenstein e Noruega – e com uma escola ou agrupamento de escolas, revela a organização.
Para promover a criação destas sinergias, o evento de apresentação do programa contou com uma sessão de 'matching' entre todos os participantes. Além disso, as entidades podem também realizar visitas preparatórias que permitem o estabelecimento de “encontros pessoais entre os responsáveis das entidades artísticas de Portugal e dos Estados doadores que pretendem participar no programa.”
O 'Pegada Cultural' vai apoiar projetos nas áreas da arquitetura, artes digitais e visuais, dança, design, cruzamentos disciplinares, fotografia, música e teatro. As candidaturas estão abertas até às 17h do dia 28 de Fevereiro de 2014.