A edição do Guia Michelin Espanha e Portugal 2014, apresentada esta semana no museu Guggenheim de Bilbau, distingue doze restaurantes portugueses.
A edição do Guia Michelin para Espanha e Portugal 2014, apresentada esta semana no museu Guggenheim de Bilbau, distingue dozes restaurantes portugueses.
A grande novidade deste ano vai para o restaurante alentejano “L´And Vineyards”, em Montemor-o-Novo, que recebeu a estrela Michelin pela primeira vez. O restaurante é dirigido pelo chef executivo Miguel Laffan.
Razões para celebrar têm também os chefs Hans Neuner, do restaurante Ocean em Lagoa, e Dieter Koschina, do Vila Joya em Albufeira. É que estes restaurantes foram distinguidos, mais uma vez, com duas estrelas, isto é como sendo restaurantes de “mesa excelente, que merecem o desvio”.
Para além destes espaços gastronómicos, há mais oito restaurantes que mantêm a estrela Michelin, ou seja, têm o título de “muito bom na sua categoria”.
O Willie´s, em Vilamoura, o Henrique Leis, em Almancil, o II Gallo d´Oro, no Funchal (Madeira), a Casa da Calçada, em Amarante, a Fortaleza do Guincho, em Cascais, o The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, a Feitoria, em Lisboa e, finalmente, o Belcanto, em Lisboa, são os outros restaurantes da lista.
Enquanto que o restaurante São Gabriel, em Almancil, perdeu a sua estrela, o Eleven, em Lisboa, do chef Joachim Koerper, recuperou a sua distinção internacional, que tinha perdido em 2012.
O Guia Michelin é considerado uma referência mundial na qualificação de restaurantes, sendo que Portugal começou a fazer parte deste roteiro em 1910.
Notícia sugerida por Maria Pandina e Maria da Luz