Portugal trouxe duas medalhas do Campeonato Europeu de Enduro, cuja final ocorreu no passado fim de semana em França. Paulo Felícia e Luís Oliveira são os novos campeões europeus, depois de terem ficado à frente dos restantes participantes nas suas classes.
O europeu de enduro dividiu-se, este ano, em três provas, a última das quais decorreu durante três dias. Paulo Felícia conquistou o título absoluto no campeonato de motociclismo e na classe E1 Sénior
A última prova, aquela que deu o título ao português, decorreu entre sexta e domingo em Riom ès Montagnes, localidade perto de Clermont-Ferrand, a contar para o Troféu das Nações de França.
Desde o começo da prova que Felícia se destacou na sua classe. Mesmo antes da prova final o desportista era já campeão virtual na E1 Sénior, explica o comunicado da Federação de Motociclismo. Acabaria por conquistar, no domingo, a coroa absoluta no Motocross final.
Luís Oliveira sagrou-se também campeão na classe E1 júnior, depois de ter começado a prova com alguns problemas. Na sexta-feira o português assegurou o 3º lugar, devido a um minuto de penalização decorrente de um problema mecânico.
No sábado conseguiu subir na posição, tendo alcançado o título na sua categoria. Analisando os resultados totais dos três dias, Luís Oliveira ficou com o 11º lugar em termos absolutos.
A prova final foi disputada por 90 participantes que tiveram de completar quatro voltas diárias a um percurso de 57 quilómetros num terreno com relva e com “incursões em bosques cheios de pedras e raízes”, lê-se no comunicado. No último dia, domingo, teve lugar um motocross em linha, no qual os pilotos tiveram de dar seis voltas à pista.