Uma portuense decidiu dar uma nova vida às latas de conservas alimentares, reutilizando-as para criar novas peças para a sua marca de artesanato - a hobbyir. Isabel Ribeiro cria obras de arte com lixo que mostram um pouco da identidade portuguesa.
Uma portuense decidiu dar uma nova vida às latas de conservas alimentares, reutilizando-as para criar novas peças para a sua marca de artesanato – a hobbyir. Sob o tema “Portugal Enlatado”, Isabel Ribeiro cria obras de arte que mostram um pouco da identidade cultural portuguesa a partir do lixo.
O Galo de Barcelos, símbolo tipicamente português, é um dos rostos deste “Portugal Enlatado”, mas, num momento em que se aproxima a quadra natalícia, há também presépios e, de acordo com a artista, outros ícones nacionais vão surgir em breve para satisfazer pedidos de clientes.
Porém, o trabalho de Isabel Ribeiro, residente na Senhora da Horta, Porto, não se fica por aqui, baseando-se, integralmente, na reutilização dos materiais. Em todas as criações está presente o mote “Do lixo criamos luxos”, que tem sido utilizado para divulgar os produtos artesanais da hobbyir.
Além dos artigos da série “Portugal Enlatado”, a marca nacional apresenta artesanato muito diversificado, criativo e inovador, fazendo nascer, a partir da reciclagem, colares, anéis, brincos, alfinetes de peito ou carteiras, entre outros acessórios.
As peças de Isabel Ribeiro podem ser encontradas na Fama Feira de Artesanato de Matosinhos entre 8 e 23 de Dezembro e, entre 1 e 22 do próximo mês, os presépios hobbyir estarão na exposição Presépios de Portugal, que vai decorrer no Teatro Municipal de Vila do Conde.
De 1 a 5 de Dezembro é altura de estar no Mercado de Natal Campo Pequeno e de 26 de Novembro a 31 de Dezembro nos Paços do Conselho de Penamacor na exposição e venda de presépios solidários.
Clique AQUI para visitar a página da hobbyir de Isabel Ribeiro no Facebook.