O anúncio foi feito pela Wakeboard Portugal no dia 3 de Março, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, onde também foi anunciado um projeto para transformar Portugal no destino de eleição para a prática desta modalidade aquática – na qual os praticantes são puxados por uma lancha em cima de uma prancha.
“O nosso contributo para o desenvolvimento do desporto e para a criação deste novo destino, único na Europa, começa agora a materializar-se. Com a abertura da estância em Castelo de Bode, a região entra oficialmente no mapa da comunidade de wakeboard em todo o mundo”, diz, em comunicado, André Matos, presidente da Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate (APWW).
O desporto foi inventado nos Estados Unidos, onde já conquista mais praticantes do que o surf.
Junho é mês de estreias
Castelo de Bode vai acolher a primeira estância de wakeboard do mundo a usar 'cable systems'. “É um autêntico resort para atletas e praticantes da modalidade”, diz a Wakeboard Portugal em comunicado.
Os cabos vão ser implementados nas praias fluviais de Aldeia do Mato, Lago Azul, Trízio, Montes e Fernandaires. “Estes cinco cabos são ligados entre si, num espelho de água com cerca de 30 km, por transfer de barco”, acrescenta.
A inauguração da estância vai ser acompanhada pela primeira edição europeia do Nautique European Pro/Am, dias 9 a 11 de Junho em Ferreira do Zêzere. Estão previstos pelo menos três anos de provas deste circuito mundial em Portugal.
O projeto conta com o apoio da World Wakeboard Association (WMA), que também o vai promover em provas internacionais.
Mais do que um projecto local