Intitulada “American Journeys”, a exposição está apenas agendada para 2016, mas Glass planeia já um grande festival dedicado ao mesmo tema, a realizar-se um ano antes, e está interessado em convidar artistas portugueses para participarem na programação, revelou à agência Lusa.
O responsável esteve esta quarta feira no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, onde interveio na conferência “Estratégias Modernas de Administração Museológica”.
Tendo passado ainda em Coimbra e no Porto, Glass contactou com vários responsáveis de museus e palácios nacionais, e também do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), que apoia e colabora com esta iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa.
Criada pelo congresso norte-americano em 1846, a Smithsonian´s é a maior organização cultural dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo, possuindo hoje 19 museus dedicados à cultura, história, arte e ciência.
O Museu Nacional de História Americana recebe anualmente três milhões de visitantes.
Entre os milhões de peças do seu acervo, conta-se um morabitino (antiga moeda portuguesa) em ouro cunhado em 1185, “uma das jóias” que a entidade conserva.