O Instituto Politécnico da Guarda levou a Madrid o EgiUrban (na foto), um veículo elétrico que precisou apenas de 40 cêntimos de eletricidade para percorrer 100 quilómetros. Este automóvel venceu o primeiro lugar na categoria de Mobilidade Elétrica e também o primeiro prémio na geral dos Veículos Elétricos.
Já a equipa da Beira Interior venceu o segundo prémio na categoria de Combustão Interna ao levar para a capital espanhola o UBICAR que percorreu quase 88 quilómetros com apenas um litro de gasolina.
Quanto às outras duas equipas lusas, a escola secundária Alcaides de Faria (Barcelos) desistiu por problemas técnicos e a equipa do Politécnico de Viseu não se classificou porque, na última tentativa, a organização suspendeu a prova devido ao mau tempo.
Milhões de pessoas assistiram ao desempenho dos veículos construídos pelas equipas provenientes de Portugal, Espanha e Itália, que tinham como principal objetivo percorrer a maior distância em quilómetros com o menor consumo da sua respetiva fonte de energia: etanol 95, diesel, gasolina 95, bateria de combustível-hidrogénio, ‘plug-in’ (elétricos) e energia solar.
No total, 21 equipas participaram na competição. A próxima prova de carros ecológicos realiza-se em Maio, em Roterdão, Holanda, e contará mais uma vez com participações portuguesas.
Clique AQUI para aceder ao site da competição.