Os mínimos fixados ao longo das últimas competições pelos atletas portugueses garantiram-lhes a presença no Europeu de atletismo de pista coberta.
Os mínimos fixados ao longo das últimas competições pelos atletas portugueses garantiram-lhes a presença no Europeu de atletismo de pista coberta. Os 12 convocados vão representar Portugal em Gotemburgo, na Suécia, na 32ª edição do campeonato, que decorre no início de Março.
Sara Moreira, especialista na corrida de obstáculos, é a mais promissora atleta portuguesa por ter conquistado a oitava marca europeia deste ano na prova de 3.000 metros, na qual foi vice-campeã em Turim 2011.
Os selecionados para a 32ª edição do Europeu igualam o número de convocados para o Europeu de Turim de 2009, com apenas um atleta a menos em relação ao Paris 2011.
O primeiro português a entrar em ação será Marco Fortes, especialista no lançamento de peso, que quebrou o recorde nacional em 2012 no Meeting de Bydgoszcz, na Polónia, com um arremesso do engenho de 20,77 metros.
Esta primeira prova insere-se nas qualificações de peso e será realizada na estação de caminhos-de-ferro de Gotemburgo, a 28 de Fevereiro, véspera da abertura oficial dos campeonatos.
Também a atleta Susana Costa conquistou a marca para o Europeu no último dia de obtenção de mínimos, tendo superado os 13.80 metros exigidos para concorrer na competição. A recordista de triplo salto volta assim a inscrever-se na competição europeia.
As provas de qualificação dos restantes atletas portugueses realizam-se nos dias 1 e 2 de Março. A 32ª edição do Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta estende-se até ao 3 de Março e será realizada na cidade de Gotemburgo, na Suécia.
Lista de convocados
Femininos:
Sara Moreira (3.000 metros)
Ercília Machado (3.000 metros)
Eva Vital (60 metros barreiras)
Susana Costa (triplo salto)
Patrícia Mamona (triplo salto)
Masculinos:
Diogo Antunes e Ricardo Monteiro (60 metros)
Hélio Gomes (1.500 metros)
Rasul Dabo (60 metros barreiras)
Edi Maia (vara)
Marco Fortes (peso)
Tiago Marto (heptatlo)