A EDP Starter apresenta um conceito diferente, assumindo-se como o único projeto do género a oferecer condições para o lançamento de projetos empresariais inovadores ligados exclusivamente à área da energia.
Os empreendedores portugueses têm agora à disposição uma nova incubadora de empresas. A EDP Starter apresenta um conceito diferente, assumindo-se como o único projeto do género a oferecer condições para o lançamento de projetos empresariais inovadores ligados exclusivamente à área da energia.
A incubadora foi inaugurada em Julho tendo, à data, arrancado com três empresas: a Feedzai (que visa a gestão em tempo real de informação de negócio, em particular nas redes inteligentes de energia), a Waydip/Waynergy (que desenvolve pavimentos que permitem gerar energia elétrica) e a EIDT/Zypho (que aproveita a energia térmica contida na água do banho, para pré-aquecer a água fria da rede).
De acordo com a EDP, a incubadora surgiu com o objetivo de “aproximar empresas/clientes e financiadores do desenvolvimento dos produtos criados por start-ups ou provenientes das universidades, contando já com diversas parcerias que constituem uma rede de suporte às empresas em incubação”.
Apesar de ter começado com três projetos empresariais, a incubadora, localizada num pequeno espaço nas instalações da EDP Inovação, pode albergar até 10 empresas e, caso a procura se justifique, poderá mesmo vir a crescer para novas instalações.
“Algumas empresas foram selecionadas dos prémios de inovação que lançamos todos os anos, outras contactaram-nos. Mas o que nos atrai também é podermos vir a participar futuramente nestas empresas e integrar, de alguma forma, a inovação e o 'know-how' no nosso grupo”, explicou António Vidigal, um dos mentores do projeto, aquando da inauguração do espaço.
Clique AQUI para aceder ao site da incubadora EDP Starter, onde poderá conhecer todos os pormenores sobre a iniciativa.