A presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV), Elza Chambel, anunciou a propósito da data que se comemora esta segunda-feira que Portugal tem feito um esforço crescente no que diz respeito a esta área.
“O primeiro banco foi criado em 2002 e, em menos de 10 anos, já temos 100 espalhados por todas as regiões do país”, disse Elza Chambel à Lusa.
Outros 50 espaços como este estão também em fase de implementação.
Os Bancos Locais de Voluntariado são espaços de encontro entre as pessoas disponíveis e com vontade para serem voluntárias e as entidades promotoras de voluntariado, ou seja, interessadas em receber voluntários e coordenar o exercício da sua atividade.
Segundo dados divulgados pela Lusa, em Portugal existem um total de um milhão e 500 mil voluntários, dos quais meio milhão estão ativos. Ainda assim, na semana passada um estudo intitulado “Voluntariado em Portugal” veio dizer que o nosso país regista níveis de envolvimento “bastante reduzidos”. Face aos 24% da média europeia, Portugal fica-se pelos 12%.
Há que ressalvar, no entanto, que nos últimos anos os níveis de participação em campanhas pontuais aumentaram significativamente.
[Notícia sugerida por Vitor Fernandes]