Em comunicado enviado ao Boas Notícias, fonte ligada ao centro explica que as deslocações deste mestre à Europa são raras. A sua vinda ao centro Gephel Ling, em Santa Susana, será uma oportunidade única para budistas portugueses e de outros pontos do mundo tomarem contacto com ensinamentos desta linha de budismo.
Gephel Ling é o primeiro grande centro de retiros de budismo Vajrayana tibetano em território europeu. O espaço vai receber cerca de duzentos praticantes no retiro de inauguração, numa propriedade com extensão horizontal de 64 hectares na localidade de Santa Susana junto a Alcácer do Sal. Trata-se de uma iniciativa do CET – Centro de Estudos Tibetanos Pendê Ling, com sede no Estoril, regido pelos mestres ocidentais Lama Chodor e Lama Guyrme (na foto abaixo).
Centro quer acolher praticantes de todo o mundo
Este novo centro de retiros resulta da aspiração destes Lamas de que Portugal tenha um pólo de promoção da cultura tibetana e dos ensinamentos do Buda e também um centro de retiros com capacidade para albergar, com conforto, praticantes provenientes de vários pontos de Portugal e do mundo para receberam ensinamentos específicos das Tradições Nyingma e Kagyu do budismo tibetano.
Considerando o potencial do turismo religioso (cerca de 300 milhões de turistas religiosos por ano no mundo), a crescente comunidade de praticantes de meditação budista em Portugal e o número de budistas que fazem turismo pelo mundo, o centro Gephel Ling revela-se uma auspiciosa alavanca que ajudará a colocar Portugal na rota dos centros de retiros budistas da Europa, trazendo também benefícios para a população e economias locais do concelho de Alcácer do Sal.
Os Lamas regentes prevêem organizar três a quatro retiros internacionais por ano no centro Gephel Ling.