Com base no mote “Avalia-te a ti próprio”, o conceito da pista é único no mundo e totalmente desenvolvido por portugueses. O objetivo é envolver e responsabilizar as populações na prevenção e vigilância da sua própria saúde.
Em declarações ao jornal da região “Nova Guarda”, o cirurgião refere que a opção de lançar a primeira pista na Guarda aconteceu graças à abertura demonstrada pela autarquia local, mas também pelas “excelentes condições” do Parque Urbano do rio Diz, onde e pelas “grandes amplitudes térmicas da cidade”.
Para além de circuitos urbanos, percursos pedestres, pistas pedonais e ciclovias, estão também disponíveis mecanismos de avaliação médica. Com a ajuda de funcionários, os utilizadores podem usufruir de um medidor de pressão arterial automático, medição do peso corporal, do perímetro abdominal e do colesterol, triglicerídeos e glicemia.
Numa outra área da pista medicalizada, os utentes têm à sua disposição a possibilidade de avaliarem o nível de hidratação, otimização do treino, alongamentos, roda/pirâmide dos alimentos e recuperação cardíaca. Em cada pista medicalizada existirá também equipamento de emergência onde se inclui um desfibrilhador semiautomático.
[Noticia sugerida por Ana Costa e Lurdes Pereira]