Esta terça-feira, vários monumentos em todo o mundo vão estar iluminados com uma luz azul, para comemorar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Portugal também adere a esta iniciativa e acenderá as luzes em mais de 20 municípios.
Esta terça-feira, vários monumentos em todo o mundo vão estar iluminados com uma luz azul, num movimento que pretende comemorar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Portugal também adere a esta iniciativa e acenderá as luzes em mais de 20 municípios do país.
O evento “Lighting it up Blue” pretende sensibilizar a população mundial para o autismo, um distúrbio que afeta cerca de 67 milhões de pessoas em todo o planeta. Segundo a associação Vencer o Autismo, está confirmada até agora a iluminação de pelo menos 23 edifícios em Portugal.
O Cristo Rei, em Almada, o Templo de Diana, em Évora, o Castelo de Bragança, a Torre do Relógio de Albufeira e o Estádio do Dragão, no Porto, são alguns dos pontos que comemoram o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo “vestidos” de azul.
Também o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Empire State Building, em Nova Iorque, a Torre de Cairo, no Egipto e as Cataratas do Niágara, no Canadá, são alguns dos locais que se juntam a esta iniciativa, a nível internacional.
Para além deste momento, Portugal celebra o dia com com outros eventos, sessões e seminários em Portugal que pretendem consciencializar a população para este distúrbio neurobiológico.
A associação Vencer o Autismo acredita que estas ações vão “ajudar a desenvolver e aumentar o conhecimento sobre o autismo e fornecer mais informação sobre a importância do diagnóstico e intervenção precoce”.
A Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) também se associou ao movimento, organizando o evento “Dia Azul na FEUP”, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e o IV Encontro Solidário de Tunas, cujas receitas revertem na totalidade para a associação Vencer o Autismo.
A data de 2 de Abril foi designada como o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a 18 de Dezembro de 2007.
Clique AQUI para conhecer os monumentos portugueses que aderem ao “Lighting it up Blue”.
[Notícia sugerida por Diana Rodrigues]
Comentários
comentários