Portugal está entre as 10 nações que melhor acolhem os turistas estrangeiros a nível mundial. O País ocupa o 7º lugar de um ranking que analisa a "atitude da população perante os turistas estrangeiros" e que se insere num relatório internacional.
Portugal está entre as 10 nações que melhor acolhem os turistas estrangeiros a nível mundial. O País ocupa o 7º lugar de um ranking que analisa a “atitude da população perante os turistas estrangeiros” e que se insere no relatório internacional “The Travel & Tourism Competitiveness Report” de 2013, recentemente divulgado pelo World Economic Forum.
De acordo com este ranking, Portugal é apenas superado pela Islândia, Nova Zelândia, Marrocos, Macedónia, Áustria e Senegal quanto à simpatia com que acolhe os visitantes e soma 6,6 pontos num total de 7 possíveis (sendo que número 0 indica que os turistas não se sentem bem-vindos no país e o número 7 que se sentem muito bem-vindos).
A melhor posição de Portugal no relatório do World Economic Forum diz, no entanto, respeito à ratificação de tratados em matéria de Ambiente e à percentagem da população que desfruta de boas condições sanitárias, indicadores que colocam o País como nº 1 mundial.
Além disso, segundo o mesmo documento, Portugal está entre os cinco melhores países do mundo no que toca à qualidade das estradas (4º posição, uma subida de 15 posições face ao relatório de 2008) e ao número de máquinas ATM que aceitam cartões VISA por habitante. Outro bom desempenho do país está relacionado com os recursos culturais, que colocam Portugal no 13ª lugar.
Finalmente, o relatório deste ano realça ainda, por exemplo, a facilidade de contratação de mão-de-obra estrangeira em Portugal (12ª posição do ranking), a capacidade dos estádios desportivos (12ª posição), a qualidade da educação básica (13ª, 19ª em 2008), a percentagem de população com ensino secundário (15ª, 35ª em 2008) e o número de feiras e exposições internacionais (15ª).
País sofreu queda ao nível da competitividade
Apesar destes bons indicadores, no que toca ao ranking global do “The Travel & Tourism Competitiveness Report 2013”, Portugal surge na 20ª posição entre 140 nações, tendo caído cinco lugares ao nível da competitividade do turismo nos últimos cinco anos.
O país foi penalizado por elementos em que registou fortes quedas, nomeadamente a sustentabilidade do desenvolvimento do setor do turismo e das viagens (em que desceu do 18º para o 54º lugar da tabela) e a eficiência do marketing para captação de turistas.
Clique AQUI para aceder ao relatório completo (em inglês).
[Notícia sugerida por Elsa Martins]