Portugal está no top 20 dos melhores países para se fazer negócio, segundo a revista Forbes. No 'ranking' que classifica os 145 países com melhores locais para investir, Portugal ocupa a 20ª posição, numa lista liderada pela Irlanda, Nova Zelândia e
Portugal está no top 20 dos melhores países para se fazer negócio, segundo a revista Forbes. No 'ranking' que classifica os 145 países com melhores locais para investir, Portugal ocupa a 20ª posição, numa lista liderada pela Irlanda, Nova Zelândia e Hong Kong.
Pelo oitavo ano consecutivo, a revista norte-americana teve por base onze indicadores públicos, avançados por organismos como o Freedom House, a Fundação Heritage, a Transparência Internacional ou o Banco Mundial. São eles: os direitos de propriedade, a inovação, os impostos, a tecnologia, a corrupção, a liberdade pessoal, de comércio e monetária, a burocracia, a proteção dos investidores e o desempenho da bolsa
Todos eles determinam as 145 posições do ranking, sendo que, este ano, colocaram seis países europeus nos dez primeiros lugares, com destaque para a Irlanda, que nunca antes tinha chegado ao topo da lista.
“Há três anos, os governos europeus e o Fundo Monetário Internacional enviaram para a Irlanda 85 mil milhões de euros para apoiar as necessidades orçamentais do país e salvar o sistema bancário”, escreve a revista.
A mesma faz notar que, apesar de os preços das casas ainda estarem 50% acima dos picos de 2007 – quando surgiu a bolha imobiliária que contribuiu decisivamente para a falência das contas públicas -, “a Irlanda ainda mantém um ambiente extremamente pró-empresarial que atrai investimentos de algumas das maiores empresas do mundo na última década”.
Como tal, a Irlanda continua a atrair investidores apesar dos seus problemas, tendo como grandes vantagens o imposto sobre as empresas (IRC) nos 12,5%, a mão-de-obra altamente qualificada e a língua, que propicia o investimento de países anglófonos.
Os Estados Unidos, por exemplo, investiram na Irlanda quase 130 mil milhões de dólares entre 2008 e 2012, o que é mais do que o investimento conjunto dos 58 anos anteriores, e direcionaram mais dinheiro em investimento externo para a Irlanda do que para todos os países em desenvolvimento na Ásia, de acordo com números da Câmara de Comércio EUA-Irlanda.
Conheça a lista completa dos 'Melhores Países para Fazer Negócio' da Forbes AQUI.
Notícia sugerida por Maria Pandina
Comentários
comentários