A escolha foi feita pelos leitores da revista de viagens que consideraram Portugal como o melhor destino turístico para 2013, à frente dos restantes cinco correntes: Argentina, Espanha, Estados Unidos da América, Itália e Tailândia.
Em comunicado ao Boas Notícias, o Instituto do Turismo de Portugal salienta que o “charme especial visível nas suas tradições, em cidades que combinam modernidade com história, paisagens e praias”, levou a que o território português fosse eleito como o melhor país para viajar.
Para além da oferta turística, Portugal foi elogiado na cerimónia de entrega de prémios pela sua riqueza ambiental, que “nos reconcilia com a Natureza”, e pelos próprios portugueses, “que seduzem com o seu charme e simpatia”.
O Turismo de Portugal acredita que “esta distinção reforça a visibilidade de Portugal como destino turístico de excelência junto de Espanha, um dos seus principais mercados internacionais”.
A 5ª edição dos Prémios Condé Nast Traveler atribuiu prémios em quinze categorias diferentes, entre hotéis, resorts, spas, cidades, transportes, produtos tecnológicos e acessórios de moda e beleza ligados à temática do turismo e das viagens.
Os prémios foram entregues numa cerimónia especial, tendo sido eleito Luís Matoso, administrador do Turismo de Portugal, para receber o galardão das mãos do escritor espanhol Javier Moro, na passada quinta-feira, em Madrid.