Portugal sagrou-se, este domingo, vice-campeão do mundo de canoagem em K4 1.000 metros. A conquista da medalha de prata nos Mundiais da modalidade é da responsabilidade de Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes.
Portugal sagrou-se, este domingo, vice-campeão do mundo de canoagem em K4 1.000 metros. A conquista da medalha de prata nos Mundiais da modalidade é da responsabilidade do quarteto nacional composto por Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes.
A tripulação portuguesa precisou de 2.46,939 minutos, apenas mais 0,214 segundos do que os checos Daniel Havel, Josef Dostal, Lukas Trefil e Jan Sterba, que juntaram o título mundial ao europeu, conquistado em Julho, na Europa, para assegurar o segundo lugar na prova que decorreu em Moscovo, na Rússia.
A medalha de prata em K4 1.0000 metros nestes Mundiais é a primeira da história portuguesa em distâncias olímpicas e em campeonatos do mundo, depois de Portugal já se ter sagrado campeão da Europa em 2012, vice-campeão em 2013 e terceiro classificado em 2014.
Até ao momento, Portugal tinha conquistado quatro medalhas em Mundiais de canoagem de velocidade, mas sempre em distâncias não olímpicas.
José Garcia foi o primeiro a dar uma medalha a Portugal com o terceiro lugar em K1 10.000 metros, em 1989, na Bulgária, cujo feito foi repetido, 20 anos depois, no Canadá, por Teresa Portela, Beatriz Gomes, Helena Rodrigues e Joana Sousa, em K4 200 metros.
Em 2010, na Polónia, a dupla Fernando Pimenta e João Ribeiro foi vice-campeã do Mundo em K2 500 metros, prova em que o mesmo João Ribeiro se sagrou campeão do Mundo em 2013, na Alemanha, com Emanuel Silva.
Notícia sugerida por Maria Pandina