Portugal é um dos vinte países mais verdes do mundo. Quem o diz é o 'ranking' bienal elaborado pelas universidades de Yale e Columbia, que coloca o país em 17º lugar da tabela. Entre um total de 178 países avaliados, o desempenho ambiental levado a c
Portugal é um dos vinte países mais verdes do mundo. Quem o diz é o 'ranking' bienal elaborado pelas universidades de Yale e Columbia, que coloca o país em 17º lugar da tabela. Entre um total de 178 países avaliados, o desempenho ambiental levado a cabo em Portugal fê-lo subir 24 posições desde a última análise, em 2012.
A avaliação é feita de acordo com vinte parâmetros diferentes, agrupados em nove categorias: impactos na saúde pública, qualidade do ar, água e saneamento, recursos hídricos, agricultura, florestas, pescas, biodiversidade e habitat, climatização e energia.
No fim, a pontuação atribuída a Portugal, com base nos resultados de cada uma destas análises, foi de 75.8 pontos, em 100, o que coloca o país na 17ª posição do 'ranking' internacional, à frente da Finlândia, da Irlanda e da Eslováquia, os últimos do top 20.
Onde Portugal revela melhores resultados é nos parâmetros de qualidade do ar e de água e saneamento, com pontuações de 97,97 e 96,75 (em 100), respetivamente. Segue-se a questão da climatização e energia, onde as políticas adotadas são merecedoras de uma classificação de 80,68 pontos.
A liderar a mais recente edição do Environmental Performance Index (EPI) encontra-se, mais uma vez, a Suíça, com uma classificação de 87,67 pontos, seguida pelo Luzemburgo, em segundo lugar, com 83,29 pontos, e pela Austrália, em terceiro lugar, com 82,40 pontos.
O pódio, assim constituído, dá a conhecer os melhores exemplos de sustentabilidade: preservação de recursos naturais, garantia da durabilidade dos ecossistemas e promoção da saúde e bem-estar públicos.