A Nova Zelândia é, pelo segundo ano consecutivo, o país mais pacífico do mundo, tendo a Islândia subido para segundo e o Japão para o terceiro lugar da classificação do Global Peace Índex. Portugal ocupa este ano o 13º lugar, subindo uma posição e
Entre os 20 países mais pacíficos do mundo estão 15 países da Europa central e ocidental e todos os países escandinavos ocupam lugares no top 10. Este padrão sugere que os países pequenos, com uma democracia estável têm menos probabilidade de registar violência.
O Reino Unido ocupa o 31º lugar, um dos poucos países que, como Portugal, subiu de posição [o ano estava em 35º]. Os Estados Unidos desceram dois lugares, para 85º, sobretudo devido a sua despesa com o exercito, a elevada população prisional e as elevadas taxas de criminalidade e violência.
Pelo quarto ano consecutivo, o Iraque foi considerado o pais menos pacifico do mundo, seguido da Somália, do Afeganistão e do Sudão. A Rússia ficou no lugar 143.
O Global Peace Index (GPI) analisou este ano 149 países (mais cinco do que no ano anterior) em termos de conflitos internos e externos, segurança da sociedade e nível de militarização, em relação ao período de tempo compreendido entre 2008-2009.
O GPI tendo sido publicado todos os anos, desde 2007, sendo o estudo realizado pelo Institute for Economics and Peace. No site do GPI pode aceder à informação relativa a todos os estudos apresentados nos últimos quatro anos.