A edição espanhola da prestigiada revista Condé Nast Traveler dedica, esta semana, um extenso artigo às melhores praias portuguesas para fazer surf. A jornalista Maria Sejas fez-se acompanhar do surfista Garrett McNamara.
A edição espanhola da prestigiada revista Condé Nast Traveler dedica, esta semana, um extenso artigo às melhores praias portuguesas para fazer surf. A jornalista Maria Sejas fez-se acompanhar do surfista Garrett McNamara e o havaiano não hesita em afirmar que está “apaixonado por Portugal”.
No artigo, a jornalista Maria Sejas demonstra por que motivo Portugal, com os seus 1.860 quilómetros de costa, é uma das novas mecas mundiais do Surf.
Acompanhando o surfista havaiano de ondas gigantes, que em 2011 surfou a maior onda do mundo na Nazaré – com cerca de 30 metros de altura -, a jornalista recorda que foi naquela “tranquila aldeia” que o realizador Stanley Kubrick realizou uma serie de fotografias excecionais de pescadores”.
McNamara nasceu nos EUA mas, ainda criança, foi viver com a família para o Havai. Durante muitos anos, o surfista optou por passar o inverno na temperatura morna havaiana explorando outros continentes durante a época de Verão, explica o artigo.
Em 2005, o surfista recebeu uma fotografia da Nazaré acompanhada de um desafio para surfar o famoso canhão daquele mar.
O surfista aceitou o desafio e aterrou em Portugal, confessando à jornalista que “está apaixonado pelo país, pelas suas gentes e pela comida”. Embora a Nazaré seja a terra onde criou mais raízes, McNamara levou a jornalista a explorar toda a costa portuguesa, elogiando particularmente a costa vicentina.
No Alentejo, Maria Sejas testemunhou uma “natureza espetacular”aproveitando para experimentar o peixe e o marisco da região e aventurou-se, ate, numas aulas de surf, terminando a luta com as ondas de olhos postos no Atlântico, esse “oceano que influencia toda a cultura do povo português”, remata.
Clique AQUI para ler o artigo completo (em espanhol).
Notícia sugerida por Maria da Luz