por redação
Portugal foi distinguido com 14 prémios internacionais da Erasmus Student Network 2016/2017.
A reunião que junta anualmente as mais de 500 secções Erasmus, aconteceu em Berlim, na Alemanha e Portugal foi o país com mais prémios atribuídos.
De 20 a 23 de abril decorreu o Annual General Meeting (AGM), um evento organizado todos os anos pela Erasmus Student Network (ESN). Representando na prática a ‘geração Erasmus’, a AGM é a maior conferência europeia de estudantes com foco no tema da mobilidade.
Neste ano teve mais de 750 jovens voluntários presentes. É também na AGM que são entregues os ESN Star Awards, prémios que distinguem os melhores projetos, atividades, secções e países. A votação é feita pelo Comité Internacional, constituído por membros da ESN de vários países.
No evento deste ano, Portugal venceu 14 prémios, com destaque para o terceiro lugar no STARland (melhor país) e segundo e terceiro lugares no STARlight, com ESN Lisboa e ESN Minho como melhores secções respetivamente. Os portugueses foram quem trouxe mais prémios para casa:
ESN Portugal
3º lugar STARland (melhor país)
2º lugar gadgetSTAR (melhor gadget)
3º lugar campaignSTAR (melhor campanha de comunicação: #PortugalFriends)
ESN Algarve
3º lugar webSTAR (melhor website)
ESN Aveiro
2º lugar movieSTAR (melhor vídeo)
ESN Lisboa
1º lugar ESNcardSTAR (melhor promoção e uso do cartão de associado ESN)
2º lugar STARlight (melhor secção local)
2º lugar buddySTAR (melhor evento baseado na cooperação entre estudantes locais e estudantes Erasmus)
ESN Porto
2º lugar ESNcardSTAR (melhor promoção e uso do cartão de associado ESN)
2º lugar educationSTAR (melhor campanha/ação de advocacia no campo da mobilidade (direitos da juventude/estudantes), desenvolvimento pessoal e/ou profissional ou reconhecimento do voluntariado)
2º lugar ESNshowcaseSTAR (melhor iniciativa dentro da rede internacional)
ESN Madeira
3º lugar eventSTAR (melhor evento internacional: Eduk8 Starter Madeira)
ESN Minho
3º lugar STARlight (melhor secção local)
3º lugar inclusionSTAR (melhor atividade de inclusão dos estudantes com deficiência)
Alexandra Bigotte de Almeida, gestora de comunicação da ESN Portugal, esteve presente na AGM Alemanha, em Berlim, e descreve a atribuição dos prémios como “um momento de grande emoção e união de todos os portugueses presentes no evento e daqueles que acompanhavam via online, que não se pouparam nas mensagens de apoio e euforia”.
Os voluntários da ESN Portugal não esperavam receber tantas distinções, uma vez que no ano passado ganharam já oito prémios. No entanto, neste ano o trabalho dos jovens voluntários portugueses voltou a ser reconhecido a nível internacional.
Para Alexandra, “estes prémios são o resultado de uma organização cada vez mais forte, no qual o contributo de cada um dos voluntários das 14 secções portuguesas dita o sucesso que temos enquanto rede ESN Portugal”.
No ano em que se celebra o 30º aniversário do Programa Erasmus, a gestora de comunicação salienta ainda que “estas distinções são importantes e motivam-nos a fazer mais e melhor, mas é nas mais diversas formas de agradecimento dos estudantes que escolhem o nosso país para fazer Erasmus, que vemos verdadeiramente reconhecido o trabalho voluntário que fazemos”.
A AGM acontece uma vez por ano e dura cerca de quatro dias. O evento anual contempla sessões plenárias, onde se fazem as eleições para a Direção Internacional da ESN, um desfile de bandeiras, o EuroDinner e, por último, a Gala. É neste evento formal que são atribuídos os prémios anuais.