O trabalho de Gabriel Abrantes, artista plástico e realizador, está em destaque neste festival. Ambos os realizadores – Gabriel Abrantes e Abílio Leitão – estarão presentes na noite de projeção dos filmes, onde vão discursar sobre os seus trabalhos.
Gabriel está neste momento em competição no Festival de Curtas-Metragens de Vila do Conde, com o filme “Fratelli”, filmado em Itália a convite da embaixada portuguesa em Roma com o apoio da Fundação Volume e do Instituto Camões. Esta longa-metragem foi ainda selecionada para a competição oficial do próximo Festival de Veneza.
O jovem realizador Gabriel Abrantes, nascido em 1984, tem chamado a atenção pelo tom irreverente dos seus trabalhos, que muitas vezes passam pela fusão das artes plásticas com a sétima arte.
A sua curta metragem “A History of Mutual Respect” (na foto) – que tem como pano de fundo as relações pós-coloniais entre Portugal e o Brasil – arrecadou vários prémios, entre eles o Leopardo de Ouro do Festival de Locarno.
No que toca às artes plásticas, Gabriel Abrantes já expôs trabalhos em espaços de referência da arte contemporânea como o Palais de Tokyo ou o Museé d’Art Moderne de la Ville, em Paris.