Segundo o relatório de progresso da Comissão Europeia nas áreas da educação e ciência, Portugal foi um dos Estados-membros com maiores avanços no combate ao abandono escolar e no Ensino Superior.
O relatório aponta que Portugal foi um dos países que mais progrediu no conjunto dos Estados-membros, sobretudo ao nível do combate ao abandono escolar (taxa de jovens dos 18 aos 24 anos que não completaram o Ensino Secundário ou que não estão a estudar).
Estes dados foram transmitidos em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, pela ministra da Educação, Isabel Alçada, e pelo secretário de Estado da Ciência, Manuel Heitor.
"Nos últimos seis anos, Portugal melhorou a taxa de abandono escolar em 11 pontos percentuais, nunca antes se tendo verificado uma melhoria tão expressiva e tão rápida. Significa que temos em Portugal mais 90 mil jovens que já completaram o Ensino Secundário ou estão a completar este grau de ensino", apontou a ministra da Educação.
Ainda de acordo com Isabel Alçada, houve um acréscimo de 10 pontos percentuais no número de jovens (entre os 20 e os 24 anos) que concluíram o Ensino Secundário.
Portugal ultrapassa média a matemática, ciência e tecnologia
Já o secretário de Estado da Ciência, Manuel Heitor, declarou que, na área do Ensino Superior, destacou os dados do mesmo relatório nos campos da matemática, ciência e tecnologia, em que Portugal "ultrapassa a média europeia".
"Em 2009, Portugal graduou cerca de 15 jovens em cada mil entre 20 e 29 anos na área da matemática, ciência e tecnologia. Em 2005, esse número era apenas de dez graduados em cada mil habitantes", sustentou o membro do executivo. A média europeia, nesta mesma área, é de 12 graduados.
"Nos últimos anos, em Portugal, houve um esforço de promoção da cultura científica e de difusão do ensino das ciências para os mais jovens", acrescentou
Clique AQUI para aceder ao relatório completo da Comissão Europeia.
[Notícia sugerida por Elsa Martins]