Para assinalar o Dia Nacional dos Moinhos, que se comemorou dia 07 de abril, muitos dos moinhos portugueses vão estar abertos ao público em todo o país, no fim-de-semana de 10 e 11, numa iniciativa denominada Dia dos Moinhos Abertos.
Castelo de Paiva, Sintra e Palmela são algumas das autarquias que aderiram à iniciativa, com visitas guiadas e demostrações de funcionamento dos moinhos, entre outras actividades apoiadas pela Rede Portuguesa de Moinhos.
“Moinhos vivos” em Palmela
Caminhada desportiva e visita guiada à extensão museológica “Moinhos Vivos”. É assim que a Câmara Municipal de Palmela, em parceria com a Biosani, pretende comemorar o Dia Nacional dos Moinhos e os Dias dos Moinhos Abertos de Portugal, neste fim de semana.
A iniciativa integra-se no programa “Mexa-se em Palmela” e realiza-se no próximo domingo, dia 11 de abril. A caminhada desportiva, “com um grau de dificuldade acessível a todos”, tem início às 9h00 e a partida é feita do Moinho I da Serra do Louro.
Durante os 10 quilómetros da caminhada, é garantida a passagem pelos Moinhos da Serra do Louro, Castro de Chibanes, Alcaria do Alto da Queimada, Moinho do Motor, Moinhos da Sapec, Moinho da Fonte do Sol, Encosta da Serrado Louro e Quinta do Piloto.
Todos os interessados em participar nestas atividades gratuitas devem inscrever-se até às 16 horas do dia 9 de abril, através do telefone 212 336 636 ou do e-mail desporto@cm-palmela.pt.
[notícia sugerida pela utilizadora Carla Afonso]