Cabe à organização Save the Waves analisar a proposta. Em janeiro de 2011 serão divulgadas as aceitações e listas das candidaturas selecionadas, realizando-se em outubro o anúncio da próxima Reserva Mundial de Surf.
“A Ericeira é reconhecida internacionalmente pelas condições para a prática do surf, possui características naturais únicas de 11 quilómetros de costa com 22 ondas, sete delas que vão ser candidatas [Pedra Branca, Reef, Ribeira de Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço]”, explicou Hélder Silva, vereador do Turismo de Mafra, em declarações à agência Lusa.
Promover a proteção dos recursos naturais da Ericeira (ondas, costas, praias) e reforçar o seu reconhecimento nacional e internacionalmente é o objetivo desta candidatura, pelo que foi também anunciado o Plano Pormenor de Ribeira de Ilhas e a realização de uma prova do mundial de surf, entre 19 e 24 de outubro.
Além disso, vão ser também investidos cerca de 800 mil euros na requalificação da arriba a sul de Ribeira de Ilhas, adiantou Hélder Silva.
Recorde-se que Portugal assume-se cada vez mais como um destino de eleição para a prática de surf, integrando já o calendário internacional de grandes eventos da modalidade, como o Rip Curl Pro Portugal, que decorre em Peniche.
[Notícia sugerida pela utilizadora Mafalda Lucena e Vale]