A decisão da instituição presidida por Jean-ClaudeTrichet (na foto), que já havia sido tomada também no caso da Grécia e da Irlanda, surge depois da Moody's ter cortado o 'rating' de Portugal, na terça-feira, em quatro níveis para fora da chamada escala de investimento.
“O governo português aprovou um programa de ajustamento económico e financeiro que foi negociado com a Comissão Europeia, o BCE e o FMI. O programa foi considerado apropriado [pela Troika]. Esta avaliação positiva e o forte compromisso do Governo português em implementar o programa (…) estão na base da suspensão anunciada”, lê-se no comunicado do BCE.
UE pondera criação de agência de rating independente
Entretanto, a TSF avança que a União Europeia está a estudar a hipótese de criar uma agência de rating independente. No entanto, a UE alerta para o problema da credibilidade, considerando que não é boa ideia que os “bancos centrais possam ter responsabilidade na questão dos ratings”.
A União Europeia (UE) está a ponderar a ideia mas ainda não existe uma proposta concreta muito por culpa da falta de credibilidade deste tipo de instituições, indicou uma fonte da Comissão Europeia.