Para assinalar o Dia Mundial da trissomia 21 vai ser realizado o III Encontro Nacional de Famílias, agendado para sábado no Centro Cultural de Cascais, com o objetivo de partilhar informação e experiências.
O dia marca também o arranque de uma campanha para combater a discriminação laboral e sensibilizar empregadores a contratar trabalhadores com trissomia 21, intitula “Acredita, Eu Consigo”.
A campanha foi lançada pela associação Pais 21 uma vez que, explicou uma das responsáveis à agência Lusa, embora as “crianças com Síndroma de Down cheguem cada vez mais longe, continuam a enfrentar grandes dificuldades na sua completa integração social e profissional”.
Os anúncios serão lançados nas principais cidades do país e apresentam 10 casos de crianças e jovens que mostram o que fazem e são capazes de fazer.
Segundo a responsável da associação de pais, Marcelina Souschek, as crianças portuguesas com trissomia 21 estão, hoje em dia, bem adaptadas frequentando o ensino regular e tendo acompanhamento terapêutico e médico muito eficaz.
O problema coloca-se mais na altura de deixar a escola e ingressar no mercado de trabalho, onde ainda há pouco acompanhamento e aceitação e em que os vínculos laborais costumam ser precários e os salários menores.
Portugal: Um em cada 800 bebés com trissomia
Em Portugal, “um em cada 800 bebés nasce com trissomia 21″, afirma Marcelina Souschek, que é mãe de cinco filhos, uma das quais com trissomia 21, e que realizou um levantamento dos nascimentos de 2011.
A responsável afirma que, nesse ano, “foram abortados 160 bebés a quem tinham sido diagnosticado trissomia 21”, sublinhando que no futuro “vai haver cada vez menos portadores desta doença porque as pessoas optam pela interrupção da gravidez”.
A trissomia 21 é uma doença provocada por um cromossoma adicional no par 21, anomalia que faz com que as pessoas tenham características físicas específicas e um ligeiro défice cognitivo.
O Dia Mundial da Síndroma de Down foi assinalado pela primeira vez em 2006 em vários países, entre eles Portugal, com o lançamento do site na internet World Down Syndrome Day.
A 19 de Dezembro de 2011, a Assembleia-Geral das Nações Unidas acabou por declarar o dia 21 de Março como o Dia Mundial da Síndroma de Down para sensibilizar o público para os direitos dos portadores deste síndroma.
Na ocasião, Ban Ki-Moon, o Secretário-Geral das Nações Unidas, sublinhou “que as pessoas com síndroma de Down têm o direito ao gozo total e efetivo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais”.