Promover a transparência de processos, estabelecer estratégias estruturadas de educação e comunicar a relevância do tema da economia circular surgem como algumas das soluções possíveis para o desenvolvimento de modelos inovadores de incentivo ao consumo sustentável, a reutilização de recursos e processos produtivos circulares e com maior simbiose com o ambiente. As soluções exigem um esforço partilhado do governo e autarquias, empresas e cidadãos, na criação de uma consciência de ação coletiva.
As conclusões foram apontadas na Conferência “Economia Circular para acelerar Portugal”, que teve ontem lugar em Lisboa, desenvolvida pela plataforma Portugal Agora, em parceria com a Amb3E.
A conferência destacou ainda a oportunidade trazida pela economia circular para a criação de novos modelos de negócio, que podem ser aplicados a todos os setores da atividade económica numa lógica de responsabilidade alargada desde o produtor ao consumidor e com o potencial da utilização transversal do seu framework, olhando para a cadeia de valor e desafiando os stakeholders a ter em atenção o seu potencial.
O conteúdo Portugal Agora aponta rumo para a Economia Circular aparece primeiro em i9 magazine.