O boccia é um desporto semelhante à petanca francesa e foi originalmente concebido para ser praticado por pessoas com paralisia cerebral. A modalidade é disputada nos Jogos Paralímpicos e Portugal é campeão mundial. Até 9 de junho, 250 atletas competem no Campeonato Mundial de Boccia, no Estádio Universitário de Lisboa.
O boccia é jogado num pavilhão com marcações próprias e envolve 13 bolas: seis de cor azul, seis de cor vermelha e uma bola branca, o alvo (também denominada como “jack”). Para ganhar, é preciso colocar o maior número de bolas de cor próximo da bola alvo.
As bolas podem ser atiradas com a mão, pé, uma calha ou um ponteiro. Estes dois últimos são dispositivos auxiliares para atletas que sofram de uma deficiência que lhes afete os quatro membros.
Esta é a primeira vez que o Campeonato do Mundo de Boccia é disputado em Portugal, contando já com a presença de 250 atletas oriundos de 35 países de todo o mundo.
A selecionadora nacional, Helena Bastos, mostrou-se confiante quanto às possibilidades de vitória da equipa portuguesa: “espero o melhor possível para os Atletas portugueses”.