A iniciativa partiu do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), e irá decorrer no Centro de Educação e Interpretação Ambiental do Corno de Bico, uma paisagem protegida daquele concelho, avançou a Agência Lusa. Carlos Martins, coordenador do campo, explicou que este novo espaço tem como principal objetivo “identificar alunos com capacidade e motivação para uma futura carreira de investigação científica, nesta ou noutra área.
Ao longo de duas semanas, os participantes poderão compreender a realidade do trabalho de um investigador através do contacto direto com atividade convencionais daquela área. De modo a não perder o caráter de campo de férias, existirá uma combinação entre formação inspiradora de alta qualidade e repouso e lazer num ambiente isolado e tranquilo, afastado do habitual frenesim urbano.
O Astrocamp está organizado em dois cursos, cada um com dez aulas. Estas sessões, com duração entre uma e uma hora e meia, serão lecionadas nas manhãs de segunda a sexta-feira. A iniciativa inclui várias atividades recreativas além das aulas, nomeadamente sessões de observação astronómica.
O campo de férias é gratuito e a seleção dos participantes foi feita de acordo com a motivação e mérito académico de cada um, indica a Agência Lusa, que cita o CAUP.
Os jovens escolhidos poderão, a partir do próximo domingo, e até dia 19 de Agosto, participar no evento cuja organização conta com o apoio da Ciência Viva e da Câmara Municipal de Paredes de Coura.
Clique AQUI para aceder a mais informações.