A Universidade do Porto (UP) comemorou, na passada sexta-feira, o seu 102º aniversário. Porém, o presente foi dado aos estudantes: a instituição de ensino universitário decidiu oferecer um ano de propinas aos 19 melhores alunos do primeiro ano.
A Universidade do Porto (UP) comemorou, na passada sexta-feira, o seu 102º aniversário. Porém, o presente foi dado aos estudantes: a instituição de ensino universitário decidiu oferecer um ano de propinas aos 19 melhores alunos do primeiro ano de cada uma das faculdades.
A cerimónia de aniversário decorreu no Salão Nobre da Universidade do Porto e contou com vários convidados, entre os quais Ricardo Pais, encenador, e Odete Patrício, diretora-geral da Fundação Serralves, que falaram sobre os cortes orçamentais que a área da cultura tem sofrido nos últimos tempos.
De acordo com um comunicado da UP, a cerimónia terminou com um balanço do ano que passou e com a projeção dos futuros desafios efetuados pelo reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos, que anunciou a oferta das propinas aos jovens com melhores resultados.
Em 2011, a Universidade do Porto apresentou um lucro de 23,3 milhões de euros, aumentando o resultado líquido em 143% face a 2010, revelou o Relatório de Contas daquela instituição, a que a Lusa teve acesso.
Segundo os dados mais recentes, a UP foi a universidade portuguesa mais bem classificada em vários dos principais rankings internacionais e está entre as 100 melhores universidades do mundo.
“São oito os rankings em que estamos entre as 350 melhores do mundo e cinco os rankings em que estamos entre as 100 melhores da Europa”, sublinhou, em declarações à Lusa, o vice-reitor da Comunicação, Imagem e Relações Internacionais da UP, António Marques, que acredita que este reconhecimento se deve a “uma verdadeira universidade de investigação”.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]