Segundo o site oficial do projecto, o objetivo é desenvolver uma rede de comunicação entre os veículos que seja a base de novas funcionalidades que permitam o aumento da segurança rodoviária, a gestão e orientação do trânsito e o entretenimento a bordo das viaturas.
A tecnologia foi desenvolvida através de uma parceria entre as faculdades de Ciências e de Engenharia da Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro, a Carnegie Mellon University, dos EUA, e as empresas NDrive e Geolink. Este projeto, intitulado Drive-In Porto, é o resultado de um protocolo entre o Estado português e a Carnegie Mellon University.
A substituição dos atuais sistemas de comunicação entre veículos (buzina, piscas, faróis e luzes de travagem) por uma rede que permita transmitir informação entre automóveis, pode diminuir significativamente o número de acidentes de viação.
Inovações tecnológicas trazem grandes mudanças
Os automóveis vão poder comunicar entre si e terão capacidade autónoma de decisão: num cruzamento, os veículos poderão decidir qual deles cede a prioridade. Os semáforos vão poder ser dispensados e os carros poderão conduzir-se sem intervenção humana.
Se o automóvel fizer uma travagem brusca, por exemplo, os condutores que o seguem conseguem receber essa informação, evitando-se um choque em cadeia. Os automóveis serão ainda como indicadores de trânsito, informando uns aos outros quais os melhores caminhos e quais aqueles onde existe maior engarrafamento.
No entanto, tudo isto só será possível após a instalação de uma nova rede de comunicação. É neste sentido que os táxis do Porto estão a ser testados.
A partir de agosto, estes táxis vão começar a utilizar uma antena que permitir-lhes-á comunicar através de uma variante da rede Wi-Fi. Esta mudança será o início de uma nova etapa no desenvolvimento do projeto e os táxis do Porto serão como “cobaias” onde será testada esta nova forma de comunicação entre veículos, que dará orgigem a várias inovações tecnológicas do futuro.
Uma oportunidade de mercado
Por outro lado, estes carros têm muito mais que vantagens de segurança e informação de trânsito. Esta tecnologia pode trazer uma nova oportunidade de mercado para as empresas.
O sistema vai permitir que um condutor receba publicidade projetada no pára-brisas do carro. Esta publicidade, como já acontece em algumas páginas da Internet, pode ser personalizada, tendo em conta os hábitos e os interesses de quem segue no automóvel.
Pode aceder AQUI ao site oficial do projecto.
[Notícia sugerida por Teresa Teixeira e Vítor Fernandes]