Entre os vários oradores, os 500 alunos têm oportunidade de contactar em primeira mão com um prémio Nobel e um prémio Lasker
De 14 a 17 de setembro, a cidade do Porto será palco do YES Meeting – conferência internacional destinada a estudantes das áreas biomédicas. A iniciativa – integralmente organizada por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) – contará com mais de 500 estudantes provenientes de todo o mundo. Durante quatro dias, os jovens médicos terão a oportunidade de participar em conferências, workshops e competições, que lhes permitirão aprender, em primeira-mão, com especialistas de renome mundial em áreas como a Biologia, Oncologia e Neurociências.
Para fomentar a partilha de conhecimento e de experiências entre os profissionais “de hoje” e os “de amanhã”, o YES Meeting conta com nomes como Ada Yonath, vencedora de um Prémio Nobel da Química em 2009, e Nicholas Lydon, vencedor de um prémio Lasker – galardão que distingue profissionais da área da Medicina. Tomoaki Kato – cirurgião pioneiro no transplante de múltiplos órgãos – e Grégoire Courtine, cientista reconhecido por investigar tratamentos para problemas de paraplegia, estão também confirmados na conferência.
A nomeação do Porto para Melhor Destino Europeu 2017 não fica à margem do evento e, entre palestras e sessões, existe, ainda, oportunidade para que os estudantes e oradores fiquem a conhecer a cidade Invicta. Durante uma das tardes, os participantes terão a oportunidade de ficar a conhecer locais turísticos como as Caves do Vinho do Porto, o Estádio do Dragão, Serralves e o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
O arranque da iniciativa, que decorrerá na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, está agendado para as14h00 de 14 de setembro e contará, entre as várias intervenções, com uma mensagem do Comissario Europeu Carlos Moedas e uma keynote session, a cargo do médico e investigador Manuel Sobrinho Simões. Rui Moreira (Presidente da Câmara Municipal do Porto), Miguel Guimarães (Bastonário da Ordem dos Médicos), Manuel Heitor (Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Francisco George (Diretor-Geral da Saúde) são apenas algumas das presenças já confirmadas.
Mais informações em: http://yesmeeting.org/