A primeira Smart Island mundial utiliza os veículos elétricos, a segunda vida das baterias, o carregamento inteligente e a reversão do carregamento (V2G) para ser energeticamente independente e estimular a produção de energias renováveis. O Grupo Renault, a EEM e outros parceiros trabalham, desde o início deste ano, no projeto. Com um tempo de execução de 18 meses, existe a intenção de o implementar, em seguida, em todo o arquipélago da Madeira.
“Estamos muito satisfeitos com esta associação com a EEM e com o Governo Regional da Madeira para o desenvolvimento deste inédito ecossistema elétrico inteligente. Um projeto que demonstra que, para além dos transportes, a revolução elétrica vai mudar o nosso quotidiano. O nosso objetivo é o de construirmos um modelo reproduzível noutras ilhas, cidades ou bairros… sempre com o mesmo espírito e a mesma vocação; implementar, em larga escala, soluções de mobilidade elétrica ao alcance de todos”, explica Eric Feunteun, Diretor do Programa Veículos Elétricos e New Business.
Para a conceção deste ecossistema, o Grupo Renault utilizará os seus automóveis elétricos, que são uma referência no mercado Europeu, mas também recorrerá a soluções tecnológicas testadas e comprovadas.