Para assinalar o Dia do Euromelanoma, o Hospital dos Lusíadas vai fazer rastreios gratuitos ao cancro de pele, já no próximo dia 20 de Maio, no Porto. Anualmente, surgem 700 novos casos de melanoma maligno em Portugal.
A iniciativa vai decorrer na Unidade de Dermatologia do Hospital Lusíadas Porto entre as 09h30 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 17h00. O rastreio é gratuito mas está sujeito a uma inscrição prévia que deve ser feita através do número grátis 800 201 000.
A sensibilização para os riscos do melanoma, assim como alertar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce desta que é a forma mais grave do cancro de pele, são os principais objectivos desta campanha.
Susana Vilaça, coordenadora da Unidade de Dermatologia do Hospital Lusíadas, explica que o melanoma “é um cancro que pode surgir em qualquer pessoa, dos mais novos aos mais idosos, sendo que os indivíduos de maior risco são: os de pele clara, com cabelo ruivo ou loiro, olhos claros, com tendência para formarem sardas e/ou com muitos sinais disseminados pelo corpo”.
O papel dos profissionais que se dedicam a esta iniciativa é prevenir, diagnosticar, tratar, mas também têm o papel de informar. “O paciente bem informado procura-nos mais precocemente e um diagnóstico precoce nesta entidade é vital. Devemos conhecer o nosso corpo e os nossos sinais, estando atentos para alguma alteração do seu tamanho, cor, textura ou aparecimento de sintomas associados tais como prurido ou dor”, conclui Susana Vilaça.