Antecipando o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Hospital Cuf Porto vai promover um rastreio gratuito e sensibilizar para o AVC.
Antecipando o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Hospital Cuf Porto vai promover um rastreio gratuito sobre fatores de risco e um conjunto de sessões abertas para sensibilização da população para o AVC.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a coordenadora do núcleo de doença vascular cerebral daquela unidade hospitalar explica que “esta iniciativa tem como objetivo alertar a população alertar a população do Norte para os sinais e principais sintomas do AVC, que é a primeira causa de morte e de incapacidade permanente e a segunda causa mais importante de demência”.
Segundo Elsa Azevedo, a ação pretende ainda, ao mesmo tempo, “potenciar o rastreio para deteção de alguns fatores de risco do acidente vascular cerebral e de aterosclerose carotídea”.
Os rastreios consistem na avaliação do índice de massa corporal (IMC), tensão arterial e avaliação de aterosclerose na carótida (para pessoas que se inscrevam antecipadamente).
Além disso, será fornecida informação personalizada acerca do AVC, dos seus sinais de alerta e primeiras medidas, as suas causas e formas de a prevenir, bem como aconselhamento em relação a cuidados alimentares mais adequados e ao combate ao declínio cognitivo associado.
A iniciativa contará com a intervenção de uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde nas áreas da neurologia, nutrição e psicologia e está marcada para o próximo dia 29 de Março, entre as 15h e as 18h, no átrio da unidade hospitalar.