Uma universidade e a Santa Casa da Misericórdia assinam, na próxima segunda-feira, um protocolo que visa a reabilitação de jovens de rua. Pelo nome "Arco Maior", a iniciativa quer assegurar a formação de jovens em situação de abandono escolar.
Uma universidade e a Santa Casa da Misericórdia assinam, na próxima segunda-feira, um protocolo que visa a reabilitação de jovens carenciados. Pelo nome “Arco Maior”, a iniciativa quer assegurar a formação de jovens em situação de abandono escolar.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a Universidade Católica do Porto refere que a missão deste projeto recaí na “promoção educativa e na certificação e integração escolar e social de jovens que não encontraram resposta nas ofertas de educação e formação existentes e se encontram em situação efetiva de abandono”.
Numa primeira instância, o projeto quer “integrar os jovens que se encontram em deriva social – desenquadrados de qualquer sistema de educação e formação – em percursos escolares e profissionais”. Paralelamente, a ação quer oferecer “formação e certificação equivalentes ao 6.º ou ao 9.º ano de escolaridade”.
“Trata-se de uma dinâmica socioeducativa de transição entre o risco da exclusão e de marginalidade e a cidadania e a inclusão social”, refere a instituição.
Além da Universidade Católica do Porto e da Santa Casa da Misericórdia, estão já a ligar-se ao projeto outras entidades como, por exemplo, o Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP).
“Numa primeira fase, o projeto acolherá 30 jovens que abandonaram a escola antes de concluído o 6º ou o 9º ano de escolaridade”, sendo que, posteriormente, “poderá ser criada uma resposta específica de nível secundário”, por forma a responder ao imperativo da escolaridade obrigatória até ao 12º ano e aos 18 anos de idade.
A Católica Porto assume o papel de coordenação científica do projeto, através da Faculdade de Educação e Psicologia. Já, a Santa Casa da Misericórdia cede as instalações, localizadas na Avenida da Boavista, no Porto.
A assinatura do protocolo está marcada para a próxima segunda-feira, dia 29 de Julho, às 11h, na Sala de Executivos do campus Foz da universidade.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca