O professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em entrevista à Agência Lusa, garantiu que a ponte D. Maria “envolveu muita inovação para a época”, o que motivou que fosse considerada como um “marco da engenharia civil mundial pela ‘American Society of Civil Engineers'”.
De acordo com a página oficial do IGESPAR, “o início da sua construção […] resultou de um longo processo de avaliação das propostas apresentadas ao concurso internacional aberto, com a seleção final do projeto delineado por Gustave Eiffel”.
A escolha teve como “base os critérios estéticos, concetuais e financeiros, e no qual assumiram um papel de relevo dois engenheiros portugueses, Manuel Afonso de Espregueira e Pedro Inácio Lopes”.
A Ponte D. Maria Pia foi classificada como Monumento Nacional em 1982. Em dezembro passado foi a vez do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico abrir o processo de classificação patrimonial da ponte da Arrábida, no Porto.
O pedido de classificação da ponte da Arrábida como monumento nacional partiu da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) que a 17 de dezembro lançou uma petiçãocom o objetivo de travar a construção de um prédio de nove pisos nos terrenos junto à travessia.