Vai nascer, esta semana, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), um "Pomar Solidário". A fruta ali produzida será doada com o objetivo de apoiar, a nível alimentar, as pessoas mais carenciadas, em particular os utentes da Abraço.
Vai nascer, esta semana, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), um “Pomar Solidário”. A fruta ali produzida será doada com o objetivo de apoiar, a nível alimentar, as pessoas mais carenciadas, em particular os utentes da Associação Abraço, cujo estado de saúde é particularmente débil.
De acordo com informações publicadas no site de notícias da Universidade do Porto (UP), o novo pomar, integrado no Projeto SOMA – Solidariedade e Meio Ambiente e que ficará situado nos espaços verdes das novas instalações da FMUP, vai contar com 33 árvores de fruto, 40 plantas de maracujá, abobreiras e ervas aromáticas.
Os trabalhos de preparação do novo espaço arrancaram no início da semana, no âmbito de uma operação intensiva de jardinagens da responsabilidade da Câmara Municipal do Porto, “que providenciou, também, o projeto paisagista do Pomar”, adianta a UP. A inauguração está marcada para esta quinta-feira.
A plantação das árvores que vão dar vida ao novo “Pomar Solidário” do Porto vai ficar a cargo de equipas de voluntários compostas por estudantes de Medicina da FMUP, utentes e técnicos do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de São João e utentes e técnicos da Abraço.
“A FMUP pretende apostar em ações que envolvam a comunidade académica no campo da produção de relações sociais”, afirma Maria Amélia Ferreira, diretora da FMUP e uma das responsáveis pelo projeto, que acredita que o pomar é um exemplo deste tipo de ação.
O objetivo é que a iniciativa tenha, portanto, “um papel pedagógico tanto a nível profissional, como de desenvolvimento de uma cidadania ativa compatível com a melhoria do bem-estar de pessoas desfavorecidas, a promoção da qualidade de vida, a promoção de hábitos alimentares saudáveis, as boas práticas agrícolas e a preservação do meio ambiente”.
Notícia sugerida por Maria da Luz