por redação
A cidade ganha este título pela terceira vez (2012, 2014, 2017),mas a votação nunca tinha sido tão unânime, fazendo com que o Porto contasse, neste ano, com mais de 135 mil votos de viajantes de 174 países como os Estados Unidos, Reino Unido, França, Dinamarca, África do Sul, Coreia do Sul, Suécia, Irlanda e Canadá, entre outros. De salientar que 56% dos votos são provenientes dos 173 outros países que participaram na competição, o que demonstra o consenso internacional na escolha do Porto. 44% dos votos foram conquistados em território nacional!
Para Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto e da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, esta vitória “deve ser vista como uma oportunidade ao nível da promoção turística, que beneficiará o Porto e que estimulará, ainda mais, a atenção e curiosidade pela cidade”. “A visibilidade que este prémio traz é especialmente útil para o setor do turismo, mas é também uma forma de chamar a atenção do Porto como oportunidade de investimento e de empreendedorismo”, acrescenta Rui Moreira. A eleição como “Melhor Destino Europeu 2017” tem, além de uma dimensão económica, uma importante vertente de imagem que “eleva a autoestima dos portuenses e potencia a afirmação da cidade”, conclui.
O top 15 fica completo com os seguintes destinos: Milão (Itália), Gdansk (Polónia), Atenas (Grécia), San Sebastian (Espanha), Sozopol (Bulgária), Viena (Áustria), Stari Grad (Croácia), Basel (Suíça), Madrid (Espanha), Roterdão (Holanda), Roma (Itália), Paris (França), Bonifacio (França) e Wild Taiga (Finlândia).