A participação no evento é gratuita e, no final da caminhada – orientada por professores de educação física – vai ser distribuído um kit de participação a todos os que aderirem à iniciativa.
Avaliação da tensão arterial, avaliação de glicemia, determinação do Colesterol Total e determinação do Índice de Massa Corporal são os testes de rastreio que vão estar disponíveis à população.
Inserida nas comemorações do Dia Mundial da Tiroide, que se assinala a 25 de Maio, esta iniciativa tem como principal objetivo para a importância da vigilância regular da saúde da tiróide e lembrar que mais de um milhão de portugueses é afetado por esta patologia.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, Celeste Campinho, presidente da ADTI, explica que “a prática frequente de exercício físico e uma alimentação equilibrada contribuem para a manutenção da saúde de todo o organismo, no qual se inclui a tiróide” e acrescenta que “as patologias tiroideias são tratáveis, mas é necessário estar atento e vigiar a saúde deste órgão regularmente”.
O comunicado refere ainda que esta é uma patologia diagnosticada com maior frequência nas mulheres – sobretudo depois dos 50 anos – o que, em muitos casos, está relacionado com fatores hormonais.
Estima-se que cerca de cinco por cento da população sofra de alterações da função tiroideia e cinco por cento dos portugueses apresentem nódulos tiroideus, dos quais 10 por cento podem ser malignos.
Saiba mais sobre este evento AQUI.