A história loja de discos Tubitek, fundada em 1981 na Praça D. João I, no centro do Porto, e encerrada em 2000, vai reabrir já este sábado com o objetivo de voltar a fomentar o gosto pela música e de servir de ponto de encontro.
A história loja de discos Tubitek, fundada em 1981 na Praça D. João I, no centro do Porto, e encerrada em 2000, vai reabrir já este sábado com o objetivo de voltar a fomentar o gosto pela música e de servir de ponto de encontro a todos os amantes do universo musical.
Em comunicado, Abílio Silva e Ricardo Salazar, os empresários responsáveis pela “cara nova” da Tubitek, afirmam que, apesar das mudanças, a loja vai continuar a dedicar-se à venda a retalho de música em vários formatos (compact-discs, DVD, blu-ray e vinil) e “irá manter o mesmo nível de qualidade e exigência”.
Inaugurada em Junho de 1981 por Vítor Silva, a Tubitek acabou por se tornar a mais importante loja de venda de discos da sua era, sendo conhecida em todo o País “pela sua excelência, bem como pela sua capacidade de mostrar novas músicas e novos discos”, contam.
A loja reabre agora pela mão de Abílio Silva, proprietário da maior distribuidora portuguesa de fonogramas e antigo cliente da loja, que tem trabalhado para inverter “todas as tendências que anunciam o fim da venda a retalho de discos enquanto objeto físico”.
“Pretende-se que a loja sem mais do que um mero local de venda de discos, mas sim um ponto de encontro de músicos, consumidores e todos aqueles que vejam a música com 'ouvidos de ouvir'”, asseguram os empresários.
Segundo Abílio Silva e Ricardo Salazar, que contarão com o apoio de outros especialistas no mundo dos discos como José Augusto Soares e Vítor Ribeiro, a Tubitek “irá organizar concertos, tertúlias, conferências, encontros, debates e servirá para fazer a ponte entre os criadores, a obra e quem os escuta, com o saber de quem recomenda, apresenta novas descobertas e consegue comunicar o gosto pela música”.
Os responsáveis pela loja asseguram que a mesma vai “contar com uma extensa oferta de vinil novo, uma grande oferta de DVD e blu-ray e várias raridades, títulos históricos e de referência, as mais relevantes novidades nas mais diversas áreas, bem como de promoções em disco compacto”.
Além disso, Abílio Silva e Ricardo Salazar ambicionam “ser igualmente um ponto de divulgação e promoção da música portuguesa, aproveitando o facto de o Porto ser atualmente um destino turístico muito procurado”.
“Com este regresso cumpre-se um sonho antigo, que passa por devolver ao coração da cidade do Porto um dos seus mais emblemáticos estabelecimentos comerciais, sendo forte desejo voltar a colocar a CDV Tubitek no lugar de preferência de todos os melómanos portugueses”, concluem.