“Neste momento o Governo Civil está a desenvolver um plano de reflorestação para o distrito do Porto em colaboração com a AFN e estamos também a desafiar muitas empresas sediadas no distrito a colaborarem nesse projeto”, explicou, em Gaia, a governadora civil do Porto à margem da apresentação de um estudo sobre as emissões de dióxido de carbono.
De acordo com Isabel santos, esta é uma “forma de colaborarem e ajudarem a diminuir a sua pegada de carbono que é significativa dado o número de ignições emitidas não só pela circulação de veículos que estas forças têm todos os dias ao serviço dos cidadãos neste distrito mas também pelas atividades administrativas que também têm um impacto ambiental significativo”.
O convite às autoridades a aderirem ao programa é ainda uma forma de despertar os agentes para questões ambientais, tornando-se assim mais disponíveis para acções de sensibilização junto dos próprios cidadãos.
Isabel Santos prevê conseguir lançar publicamente o programa “até ao final de maio” para que as acções de reflorestação possam iniciar-se “a partir de outubro”.