Entre os dias 11 a 20 de Outubro, o Porto vai receber o II Festival Internacional de Órgão que durante dez dias vai enaltecer a música de órgão com 19 concertos espalhados por 13 igrejas da cidade.
No total serão tocadas 200 peças, de vários estilos e épocas distintas, de 53 compositores pelos quatro organistas estrangeiros e os dez músicos portugueses.
Em declarações à Lusa, o diretor do festival, Cónego Ferreira dos Santos, explica que as peças de Bach terão um destaque especial, considerado-o “príncipe” do órgão.
Segundo o diretor do festival, este ano, o festival irá homenagear o órgão que está na Sé do Porto, pois a sua construção “deu um grande impulso” à música de órgão no nosso país.
De entre os organistas estrangeiros, o diretor destaca o espanhol Juan de la Rubia e o belga Ignace Michiels. Quanto aos músicos nacionais, a organização do evento escolheu organistas de diferentes regiões de Portugal.
Ao longo dos 10 dias em que o festival decorre, o espetador poderá desfrutar de concertos, todos os dias, pelas 12.00h e pelas 21.30h.
Para esta edição, a organização espera “pelo menos” 10 mil pessoas, querendo ultrapassar o número de visitantes da edição passada, oito mil pessoas.
Este evento é uma parceria entre o secretariado diocesano de Liturgia e o secretariado diocesano da pastoral da cultura do Porto.
Clique AQUI para aceder ao programa.
[Notícia sugerida por Vítor Fernardes]